Como a meditação pode ajudar a emagrecer?

 

Já ouviu falar em Mindfulness ou “Atenção plena?

A atenção plena é a prática de dirigir a sua consciência para o presente, esta prática tem ganhado cada vez mais adeptos. Não só você pode usar a atenção para aumentar a empatia, dormir melhor, controlar impulsos e reduzir seus níveis de estresse, como você também pode usá-lo para melhorar a maneira com que nos alimentamos e consequentemente emagrecer.

Acredite – comer com atenção é uma prática real, que pode ajudar a moldar seu corpo tanto quanto molda suas filosofias alimentares.

Continue lendo para aprender a aproveitar o poder da atenção plena para escolher alimentos mais saudáveis, perder peso e realmente desfrutar do processo de comer, sem culpa ou auto-julgamento necessário.

escolhas saudáveis

O que é “Mindful Eating”?

Mindful eating ou “Comer Consciente” como é conhecido aqui no Brasil, é a prática de estar presente enquanto você come, trata-se de dar toda a sua atenção e foco na hora de se alimentar para perceber qual o sabor, cheiro, e aparencia da sua comida e como isso faz você se sentir.

Josh Klapow, PhD, psicólogo clínico e co-apresentador do programa de rádio “The Web”, acrescenta que a alimentação consciente é sobre “apreciar que o processo de comer é complexo e altamente satisfatório”.

Klapow compara a comida consciente com a existência consciente: “Não é diferente de tomar um minuto para olhar uma flor ou experimentar estar na natureza”, diz ele. “Nós podemos correr com isso com uma apreciação passageira, ou podemos passar vários minutos e levar todo o ambiente em nossos sentidos. O consumo consciente é exatamente o mesmo. ”

Comer Consciente pode ajudar a emagrecer?

Por si só, a alimentação consciente não é uma cura para perda de peso, mas como parte de uma abordagem ou ferramenta pode catapultar alimentos saudáveis ​​e o emagrecimento.

Isso porque estar consciente do que você está colocando em seu corpo é fundamental para escolher alimentos saudáveis ​​e mais nutritivos. Haynes diz que o consumo consciente muda o foco de calorias e números para a forma como certos alimentos fazem você se sentir. Você começa a entender como o alimento é energia e nutrição ao invés de um simples evento passivo sem prazer.

Limitar as distrações também desempenha um papel importante no que e quanto você consome. Quando você come enquanto distraído, é mais provável que faça escolhas alimentares ruins e acabe comendo demais s ignorando sinais de desconforto e saciedade, o que não contribui para o seu emagrecimento.

A ingestão consciente ajuda você a eliminar essas distrações para que você possa estar mais em sintonia com seu corpo. Isso pode ajudá-lo a estabelecer um relacionamento saudável com alimentos, perder peso e evitar o ciclo de privação-compulsão.

1. Faça uma pausa antes de comer para se perguntar por que você está comendo

Um grande componente da alimentação consciente é a busca para entender por que você está comendo. Antes de chegar para as batatas fritas com salsa ou almoçar às 10 da manhã, separe um momento para perceber como seu corpo se sente.

O estômago está chorando? Você se sente preso ou cansado? Você está com sede? Considere também o seu ambiente. Você está entediado? Você sente o desejo de procrastinar no trabalho?

Porque muitas vezes o processo de comer acontece sem consciência, a própria pausa permite nos alimentar com mais propósito.

Comendo-devagar

2. Mastigue a cada mordida e deguste o alimento

Antes de revirar seus olhos a este fato que sempre é comentado, considere o fato de que há momentos em que, inadvertidamente, engolimos a comida de forma rápida, seja por fome extrema ou mal hábito.

Isso não só dificulta a digestão adequada (e provavelmente assusta seus convidados no jantar), como também significa que você acaba perdendo as texturas e sabores complexos de sua comida e comendo mais, para emagrecer é necessário controle.

Quando você mastiga bem, por outro lado, você registra cada sabor salgado, amargo ou doce, pois ele atinge sua boca, o que o ajuda a saborear seus alimentos mais completamente. Mastigar permite que você obtenha mais de cada mordida, enquanto também retarda o processo de alimentação.

Resista ao desejo de devorar sua comida. Em vez disso, concentre-se em comer aos poucos, mastigando bastante antes de engolir.

3. Beba água antes das refeições

Pesquisas preliminares mostraram que beber água antes de uma refeição pode impedir que você coma demais (além de ajudar a ficar hidratado). Este simples ritual pode tira-lo do piloto automático e traze-lo para o presente.

Isso pode evitar o ciclo de alimentação automática, diminuindo sua mente antes de comer, permitindo concentração e foco no processo de alimentação.

4. Coma alimentos vibrantes e saborosos

Sempre que possível, escolha alimentos coloridos, frescos e não processados para suas refeições e lanches nas porções adequadas. Uma vez que a alimentação consciente ensina você a notar os sabores sutis nos alimentos, abrandando e tomando pequenas mordidas, você desenvolverá um melhor sabor e apreciação para alimentos saudáveis.

Isso poderia, em última instância, seduzi-lo a escolher cenouras com uma doçura natural sobre um deleite açucarado, ou engolir alguns vegetais porque você ama o sabor em vez de afogá-los em molhos ou queijo.

5. Coma sem distrações

Feche seu laptop, desligue a TV e afaste-se da sua mesa. Comer consciente é focar apenas na comida na sua frente, não nos seus e-mails, uma revista ou o último episódio de game of thrones.

Até mesmo ouvir música ou podcasts pode ser muito perturbador, a pesquisa mostra que o ruído que sua comida faz quando você come pode influenciar significativamente a quantidade de alimentos que você consome. Este ruído sugere que você provavelmente comerá menos se estiver ciente dos sons que você faz ao comer. Quando você abafa esse ruído com fones de ouvido, você pode acabar consumindo mais.

Pense nisso como meditação. É difícil meditar quando as pessoas estão falando com você, de pé na sua frente, ou quando seus pensamentos estão atraídos.

Na mesma linha, é um desafio comer com atenção, saborear sua comida e observar os sinais de saciedade do seu corpo, se a sua atenção estiver dispersa. A pesquisa concorda: comer enquanto distraído pode levar a comer em excesso, enquanto uma alimentação atenta pode ajudá-lo a perder peso.

6. Espere antes de comer mais

Teu cérebro leva cerca de 20 minutos para receber o sinal do intestino que está cheio. É fácil comer demais naquela pequena janela de tempo, e é por isso que é uma boa idéia fazer uma pausa antes de carregar seu prato para a segunda rodada.

Este período de espera lhe dá tempo para processar o alimento que você comeu e permite que você faça uma escolha consciente sobre se deve ou não obter uma segunda ajuda, em vez de voltar para a cozinha fora do hábito.

7. Quando você sentir o desejo de lanchar, faça uma xícara de chá primeiro

Os impulsos de comer são freqüentemente desejos. Em outras palavras, muitas vezes você não está realmente com fome, você está apenas ansiando comer algo.

Quando este for o caso, faça uma xícara de chá. Tente chá preto ou verde para um aumento da cafeína, hortelinha ou hibisco não hidratado para um sabor forte, ou chá rooibos com limão fresco, gengibre e cidra de maçã. Esses chás também tem um leve efeito termogênico, o que pode contribuir para a sua perda de peso.

O processo de fazer o chá: ferver a água, o resfriamento, sorver o chá geralmente diminui o impulso de lanchar.

8. Tome nota dos seus desejos

Se você está praticando o “mindful eating” comer com atenção pela primeira vez, use um diário para registrar como você está se sentindo, identifique seus desejos e tome nota de quando e onde você está comendo, também é válido registrar o quanto você quer emagrecer o qual o seu progresso.

Reconhecendo seus desejos quando eles acontecem, permite que você tome uma decisão consciente de entrar ou não. Não apenas isso, mas tomar nota de seus hábitos alimentares e ambiente pode ajudá-lo a descobrir o que você precisa se ajustar para comer com mais atenção.

Se você sempre almoçar em frente ao seu computador, por exemplo, depois se sente desconfortável, você pode tentar trocar o tempo da tela por 20 minutos de comer em silêncio pacífico.

9. Coma com alegria, não julgue

Quando você está tentando perder peso, é fácil tornar-se tão preocupado com o que e quanto você come que se esqueçe de aproveitar a comida.

Claro, é importante entender o valor nutricional das coisas que você está colocando em seu corpo, mas se você está excessivamente preocupado com a contagem de calorias, é provável que experimente muita culpa e julgamento impostos por sí mesmo.

Em vez de se aproximar de refeições com medo de que você possa comer demais, encare com uma sensação de alegria e emoção. Saboreie cada mordida deliciosa e saudável e descubra-se no processo de se nutrir e cuidar do seu corpo.

Quando você é gentil consigo mesmo e desfruta do prazer genuíno em comer, é mais provável que honre seu corpo e coma apenas o ponto de plenitude. Emagrecer se torna fácil a partir do momento em que você consegue alcançar o auto-controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *